Páginas

domingo, 18 de março de 2012

Mitologia

Cap.4: Thor e Outros Deuses


      Thor, o senhor dos trovões, filho mais velho de Odin, é o mais forte dos deuses e homens, e possui três coisas preciosíssimas. A primeira é um martelo que tanto o Gelo como os gigantes da Montanha aprenderam a respeitar, quando o viram lançado contra eles no ar, pois o martelo rompeu muitos crânios de seus pais e parentes. A segunda preciosidade que Thor possuía era chamada cinto da força que, quando usado pelo seu dono, dotava-o de um redobrado poder divino. A terceira preciosidade era o par de luvas de ferro que Thor usava para se tornar mais eficiente. Do nome de Thor vem Thursday, o quinto dia da semana.
     Frei era um dos deuses mais celebrados, responsável pela chuva, pelo brilho do sol e por todos os frutos da terra. Sua irmã Freia era a mais propícia das deusas. Amava a música, a primavera e as flores e, em particular, os Elfos (fadas). Apreciava muito as canções amorosas e todos os amantes poderiam invocá-la com proveito.
     Bragi era o deus da poesia, e seus cantos recordavam os feitos dos guerreiros. Sua esposa, Iduna, guardava a caixa de maçãs que os deuses, quando sentiam aproximar-se a velhice, provavam, para recuperar, imediatamente, a mocidade.
     Heindall era o vigia dos deuses e, portanto, colocado na fronteira do céu, para impedir os gigantes de passar pela ponte Bifrost (o arco-íris). Heindall dormia menos que um pássaro e enxergava tanto de noite quanto de dia num raio de cem milhas.Tinha tão bons ouvidos que podia ouvir o ruído da relva crescendo e da lã crescendo em um carneiro.

BULFINCH, Thomas. O LIVRO DE OURO DA MITOLOGIA. 26º Ed. Rio de Janeiro: Ediouro Publicações S.A., 2002. p. 383-384



Nenhum comentário:

Postar um comentário